COMO FOI QUE O CINEMA ENTROU EM MINHA VIDA






No bairro onde eu morava tinha um cinema : Cine Santa Teresa. Foi onde conheci Maria Félix , Ninon Sevilla , Libertad Lamarque , Maria Antonieta Ponz , em filmes que tratavam de temas fortes. Detalhe: minha mãe me levava ao cinema desde os meus cinco anos.
Depois comecei a frequentar o Cine Art-Palace , especializado em filmes europeus. Foi uma festa ver Marina Vlady , Mylene Demongeot , Alida Valli , Antonella Lualdi , Rosana Schiaffino.
E então vieram os Épicos : Hércules , Maciste , Jasão , Teseu , Ursus , Rômulo e Remo . Porém Rosana Podesta e Jacques Sernas (Helena e Páris) em Helena de Tróia se tornaram simbolos da interminável magia que o Cinema é capaz de nos oferecer...



Daí este Blog.































terça-feira, 6 de janeiro de 2015

POE CRIAVA CORVOS




P  O  E

Retrato do Poeta quando jovem...

Poe criava corvos,
 
Sem querer afirmar que o Mistério
seja exclusividade do Sinistro e Belo,
suponho que um crime requeira inteligência
de quem tencione praticá-lo
em eterno anonimato.
Tantas damas lindas são condenadas,
mas a vontade é matar o promotor
que insiste, insiste, até que o juiz bata o martelo,
e os jurados se convençam.
Suas últimas palavras?
E a moça confortável na cadeira elétrica:
Até breve...
Ficaram os algozes com caras de bestas,
lembrados assim de sua mortalidade.
(vi num filme).
Até breve ?
Sim, seus carrascos, viver ou estar morto
é apenas um detalhe
que permite circular nas ruas
e cumprimentar velhos conhecidos
amparados em bengalas
ou quase inertes em cadeiras de rodas
empurradas por seres insensíveis.
Observe a expressão deles,
de quem empurra
e de quem é empurrado.
Há grande interesse em manter vivo,
quase morto, um ex-funcionário da República
com pensão à altura de sua burocracia doentia.
O paletó preto com caspas nos ombros e nas costas
ficou no armário, como um corvo
que mergulhou em cinzas...
(by Jorge Domingos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Petropolis, Rio de Janeiro, Brazil
Jorge Domingos , Analista de Comércio Exterior ,louco por Cinema desde os 04 anos de idade.